Ementas das Disciplinas

Fundamentos de Redes de Computadores

Emeta:

Terminologia e protocolos das redes; Redes locais (LANs); O modelo open system interconnection (OSI); Omodelo TCP/IP: camada de aplicação, transporte, rede e inter rede. Meios de comunicação (cobre, fibraóptica e sem fio); Ativos de rede (repetidor, switch, roteadores); Tecnologias de redes LAN (ethernet, fast-ethernet, gigabit-ethernet, 10giga-ethernet).

Duração:

44 horas

Roteamento em IPv6

Emeta:

Conceitos do Internet Protocol versão 6 (IPv6); Tipos de endereços; Cabeçalhos de identificação e extensão; Cabeçalhos de roteamento; Tunelamento; Implementação de uma rede Ipv6; Roteamento entre ativos com IPv6.

Duração:

20 horas

Redes Sem Fio

Emeta:

Padrões e Organizações de Redes Sem Fio (802.11, 802.11a, 802.11b, 802.11.g, 802.11n); Redes Wireless IEEE 802.11 (WiFi); Redes WMAN IEEE 802.16 (WiMAX); Bluetooth. Topologias e dispositivos sem fio; Comunicação nas redes sem fio; Autenticação e Associação; Espectros de radiofreqüência e de microondas; Sinais e ruídos em uma WLAN (Wireless Local Área Network); Segurança em redes sem fio.

Duração:

24 horas

Cabeamento Estruturado

Emeta:

O que é cabeamento estruturado; A integração de voz e dados e suas Instalações físicas; Parâmetros elétricos em cabos metálicos; Atenuação, resistência, diafonia, perda de retorno, impedância, etc; Tipos de cabos e categorias; Cabos UTP, STP e coaxiais; categorias 3 a 7; Conectorização de cabos metálicos; Padrão 568A e 568B; Fibras ópticas e suas Aplicações; Tipos de fibra e tipos de cabos ópticos; Fibrasmonomodo e multimodo; cabos loose; tight, groove, ribbon e especiais; cabos geleados; Solução FTTx; Processo de conectorização e de emendas por fusão em fibras ópticas; lançamento de cabos nas ruas, etc; Normas Nacionais e Internacionais para Cabeamento Estruturado.

Duração:

20 horas

Instalação e Configuração de Serviços de Redes 2

Emeta:

Introdução ao uso de virtualização (Citrix/VMWare); Instalação de sistema operacional de rede (GNU/Linux); Instalação e configuração de serviços de redes: serviço de acesso remoto (SSH e VNC); serviço de resolução de nomes (DNS); serviço de páginas Web(Apache); serviço de transferência de arquivos (FTP e TFTP); serviço de compartilhamento de arquivos (Samba e NFS); serviço de IP dinâmico (DHCP); serviço debackup; serviço de proxy (Squid).

Duração:

24 horas

Segurança em Redes

Emeta:

Introdução à segurança: conceitos básicos, erros, ameaças, tipos de ataque. Propriedades básicas: autenticidade, confidencialidade, integridade, disponibilidade. Sistemas de chave simétrica e assimétrica, assinatura digital, função hash e certificados digitais. Legislação brasileira e internacional; Transporte seguro de dados; Prevenção e detecção de invasões; Segurança em serviços Linux;,Firewalls: tipos de firewall e,configuração de firewall; Segurança física;,Políticas de segurança e políticas de uso.

Duração:

24 horas

Metodologia de Pesquisa

Emeta:

Pesquisa científica: métodos, técnicas, etapas; tipos de pesquisa; elementos constitutivos do projeto de pesquisa; artigos, resenhas; normas para elaboração formatação e apresentação de trabalhos acadêmicos: gerais de apresentação, citações, referências.

Duração:

24 horas

Conceitos e Protocolos de Roteamento e Roteadores

Emeta:

Conceitos de Roteamento de Pacotes; Protocolos de Roteamento; Roteamento Estático; Introdução aoroteamento classless; Protocolos de roteamento dinâmico: vetor de distância e de estado de enlace;Roteamento com OSPF (Open Shortest Path First) com uma única área (Single-Area-OSPF), RIPv1 e RIPv2(Routing Information Protocol), EIGRP (Enhanced Interior Gateway Routing Protocol), VLSM e CIDR;Configuração de roteamento em roteadores.

Duração:

44 horas

LAN Switching

Emeta:

Conceitos de comutação na camada de enlace; tipos de comutação; Inibição de Loops; Redes locais virtuais VLANs) e VLAN Trunking Protocol (VTP); VTP – VLAN Trunking Protocol; Spanning Tree Protocol; Roteamento Inter VLAN; Configuração e gerenciamento de switches.

Duração:

36 horas

Redes WAN e Segurança em Roteadores

Emeta:

Introdução às WANs; PPP (Point-to-Point Protocol), Frame Relay; Serviços de Endereçamento IP (NAT - Network Address Translation), DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol); Conceitos de segurança de Rede; Listas de Acesso em Roteadores (Access Control List – ACL).

Duração:

32 horas

Instalação e Configuração de Serviços de Redes 1

Emeta:

Comandos básicos; Criação de usuários e grupos; Editor de texto; Instalação e gerenciamento de pacotes (instalação, remoção, repositórios); Gerenciamento de partições e volumes lógicos (LVM); Compactação e descompactação de arquivos; Montagem e desmontagem de dispositivos; Comandos para gerenciamento de redes, contas, arquivos, processos e permissões; Agendamento de Tarefas; Shell Script: conceitos básicos, estrutura, variáveis e manipulação de strings, estruturas condicionais, estruturas de repetição, funções, expressões e uso de parâmetros, redirecionamento de entrada e saída, desenvolvimento de programas de instalação e desinstalação.

Duração:

16 horas

Voz sobre IP (VoIP)

Emeta:

Conceitos fundamentais de telefonia; conceitos fundamentais de telefonia IP; Codificadores de Áudio; Padrões e protocolos de telefonia IP: RTP (Real Time Transport Protocol), RTCP (Real Time Control Protocol), RSVP - Resource Reservation Protocol), MGCP - (Media Gateway ControlProtocol), SIP (Session Initiation Protoco) e H.323. Gateways de voz. Laboratório de instalação e configuração de: central VoIP usando Asterisk (incluindo planos de numeração/discagem e criação de URA), integração entre centrais VoIP com Asterisk, integração VoIP com centrais telefônicas convencionais. Conceitos fundamentais de QoS. Uso de ferramentas e equipamentos para implementação de QoS.

Duração:

36 horas

Gerenciamento e Monitoramento de Redes

Emeta:

Introdução ao Gerenciamento de Redes; Arquiteturas de Gerenciamento de Rede TCP/IP: MIB, Protocolos de Gerência de Redes, SNMPv1, SNMPv2, SNMPv3, RMONI e II; Áreas de Gerência: Gerência de Falhas, Gerência de Configuração, Gerência de Segurança, Gerência de Contabilidade e Gerência de Desempenho; Ferramentas de gerência e monitoramento de redes.

Duração:

16 horas