Docentes

Titulação
Docente Responsável Instituição Disciplina Carga Horária
(horas)
Dr. Fábio Favarim
UTFPR-PB Fundamentos de Redes de Computadores 44
Dr. Edson T. Camargo UTFPR-TD Conceitos e Protocolos de Roteamento e Roteadores 44
Dr. Fábio Spanhol UTFPR-TD Roteamento em IPv6 20
Msc. Fabiano Scriptore UTFPR-CT LAN Switching 36
Dr. Luiz Antônio Rodrigues UNIOESTE Redes Sem Fio 24
Especialista Flávio Gomes SENAI Redes WAN e Segurança em Roteadores 32
Msc. Alexandro Zacaron UTFPR-TD Cabeamento Estruturado 20
Dr. Guilherme Galante UNIOESTE Instalação e Configuração de Serviços de Redes 1 16
Msc. Vinícius Stocker UTFPR-TD Instalação e Configuração de Serviços de Redes 2 24
Msc. Olavo José Luiz Junior IFPR Voz sobre IP (VoIP) 36
Dr. Daniel Cavalcanti UTFPR-TD Metotologia de Pesquisa 24
Dr. Fábio Engel UTFPR-TD Segurança em Redes 24
Msc. Alexandro Zacaron UTFPR-TD Gerenciamento e Monitoramento de Redes 16

Carga Horária Total 360

Alexandro Zacaron

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Especialista em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Graduado em Tecnologia em Redes de Computadores pelo Centro Universitário de Maringá (2005). Atualmente é analista de tecnologia da informação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Toledo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, Caracterização de Tráfego, Redes de Computadores e Cabeamento Estruturado.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6228058782035280

Daniel Cavalcanti

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR - 2009), é mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2011) e doutor em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2016). Atualmente é Professor do Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) atuando no curso de Engenharia de Computação. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e de Computação, com ênfase em Inteligência Computacional, nos temas de metaheurísticas e otimização, e em controle digital / preditivo.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5277068780093822

Edson Tavares de Camargo

É bacharel em Informática pela UNIOESTE (2004), mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC(2006), na área de Automação e Sistemas. Doutor em Ciência da Computação pela UFPR (2017). Foi Analista de Sistemas e Programador no Instituto Stela. Sua área de atuação inclui JAVA, Serviço Web (Web Services), Orientação a Objetos, XML, Segurança Computacional, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. É instrutor da Academia Cisco. Desde 2009 é professor efetivo da UTFPR - câmpus Toledo. Sua linha de pesquisa atual é redes e sistemas distribuídos, seus algoritmos e tolerância a falhas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3434910548756014

Fabiano Scriptore

Possui graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Economia e Processamento de Dados de Foz do Iguaçu (1998), especialização em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2001), especialização em Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e mestrado no Programa de Pós Graduação Em Tecnologia PPGTE pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008). Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Redes de Computadores e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: redes locais (LANs) hierárquicas, protocolos de roteamento interno (RIP, EIGRP, OSPF), infraestrutura de redes WANs, sistemas de redes sem fio e protocolos de comunicações. Membro global do Internet Society (isoc.org).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8228451950278375

Fábio Engel

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Mestre em Ciência da Computação pela mesma instituição de ensino (2013). Atua como professor do magistério superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Toledo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Infraestrutura, Telecomunicação e Segurança da Informação.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6680319278501426

Fábio Favarim

Bacharel em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestre e doutor em Engenharia Elétrica (área Automação e Sistemas)) pelo curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PGEEL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, Redes de Computadores e Computação Paralela. É instrutor da Academia Cisco, assim como e responsável pela academia na UTFPR.  Desde 2009 é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Pato Branco, atuando nos cursos de graduação em Engenharia de Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Coordenou a 1ª e 2ª turma de Especialização em Redes de Computadores da UTFPR-Câmpus Pato Branco e atualmente coordena a 3ª turma.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4127225140175485

Fábio Spanhol

Bacharel em Informática (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, 1999), Mestre em Ciência da Computação (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, 2002), Doutorando em Ciência da Computação (Universidade Federal do Paraná - UFPR, 20014). Foi desenvolvedor de software e analista de sistemas na Diretoria de Informática da Reitoria/Unioeste (2000-2003) e no Alvaro, Centro de Análises e Pesquisas Clínicas (2003-2009). Mais de vinte anos de experiência no magistério, tendo atuado no técnico profissionalizante, pós-médio, graduação e pós-graduação. Desde 2009 professor efetivo da UTFPR/campus Toledo. Atualmente trabalha com aprendizado de máquina, pesquisando reconhecimento de padrões focado em seleção/combinação de classificadores e aprendizado profundo com redes neurais convolucionais para classificar imagens histopatológicas de câncer de mama.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4381300863323095

Flávio Gomes

É técnico de ensino sênior na empresa SENAI - Serviço nacional de aprendizagem industrial, onde fui é da área de suporte técnico em informática da unidade SENAI Campus da Indústria. Desde 2003 atua no programa de educação em TI Networking Academy da empresa Cisco Systems. Possui certificação ITQ (Instructor Trainning Qualified), certificado que permite formar instrutores para o programa NetAcad.

Guilherme Galante

Bacharel em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Doutor pela Universidade Federal do Paraná (2014). É Professor do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná desde 2006, atuando nas áreas de Sistemas Computacionais e Computação Aplicada.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1467826050353891

Luiz Antônio Rodrigues

É bacharel em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2003), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2006) e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2014). É professor Adjunto na área de Redes de Computadores do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UNIOESTE desde 2007. Seus principais interesses circundam a área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, Tolerância a Falhas, Sistemas Distribuídos e Programação de Sistemas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8948695382902331

Olavo José Luiz Junior

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba, Especialista em Desenvolvimento WEB (PUCPR) e Gestão Educacional com ênfase em Ensino Superior (UNIPAN). Mestre em Computação Aplicada pela Faculdade de Computação da UFMS. Atuação na área de Ciência da Computação e Educação, com atução principalmente nos seguintes temas: Processos Formativos em Educação Técnica e Tecnológica, Computação Física (IoT), Tecnologias para o Agronegócio e Redes de Computadores. Professor efetivo do Instituto Federal do Paraná, campus de Assis Chateaubriand.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6575421687424858

Vinícius Stocker

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006) campus Medianeira, Formação Pedagógica com habilitação em Informática pela mesma universidade mas no campus Toledo. Tem ainda especialização em Didática e Metodologia de Ensino pela Univale (2010) e Especialização em Computação Aplicada a Agroindústria pela UTFPR Medianeira (2015). Atualmente finalizando Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). É Analista de Tecnologia da Informação na UTFPR Toledo sendo Coordenador de Tecnologia da Informação do campus.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0559101205032825